7 Mitos Comuns sobre a Depressão

De acordo com estudos, dezenas de milhões de adultos maiores de 18 anos pelo mundo apresentaram pelo menos um episódio depressivo maior em 2014. E ainda se tem um caminho distante para reduzir o estigma associado à doença. Por exemplo, os resultados obtidos de uma pesquisa pública indicaram que 50% das pessoas acreditam que depressão na maior parte dos casos pode resultar de pessoas “que esperam muito da vida” E mais de 60 por cento disseram que um tratamento eficaz para a depressão é “cobrar-se a si mesmo “.

Mitos que influenciam mais a ignorância em torno da depressão tornam o processo muito mais difícil para as pessoas que sofrem com a doença e querem se recuperar.

Mito 1: A depressão é resultado de uma falta de força de vontade

De acordo com a pesquisa mencionada acima, mais de 40% das pessoas acreditam que a depressão é resultado de uma falta de força de vontade. Eu acreditei nisso e bloqueei meu progresso para melhorar a saúde em tentativas contínuas de me ajudar a melhorar a saúde mental – tentando dominar meus pensamentos e melhorar minhas emoções. Para aqueles como nós com sintomas graves, às vezes agravam as coisas tentando muito. Um estudo publicado em agosto de 2007 no The Journal of Neuroscience mostrou que houve uma quebra nos padrões normais de processamento emocional que impediu pessoas deprimidas e ansiosas de suprimir emoções negativas. Na verdade, quanto mais eles tentavam, mais eles ativavam o centro de medo do seu cérebro – a amígdala – que lhes alimentava mais mensagens negativas. Para contrariar esse mito, lembro-me de alguns dos personagens mais fortes da história que lutaram com a depressão – líderes como Abraham Lincoln e Winston Churchill. Sua nobreza e determinação vieram como resultado de perseverar através de sintomas dolorosos, não fingindo que eles não existiam ou indo ao extremo em dominar seus pensamentos. Eu não acho que alguém diria que Lincoln ou Churchill não tinham força de vontade.

 

Mito 2. A depressão sempre é provocada por alguma coisa

Eventos e situações específicas podem desencadear depressão, mas a doença tem sua própria particularidade. A depressão não é tristeza, decepção ou sofrimento comuns, embora essas emoções possam se misturar com os sintomas da depressão nos dias e semanas que cercam um evento negativo. Médico especialista, explica em seu livro Entendendo a Depressão: Atos e fatos precipitados ou atos e fatos de vida estressantes podem levar à depressão em algumas pessoas e ao desânimo em outros. Uma é uma doença, a outra é uma resposta natural ao infortúnio “. Ele acredita que as pessoas que ficam deprimidas com os acontecimentos geralmente têm uma predisposição genética e também eventos de vida mais traumáticos.

No entanto, mesmo que um evento possa precipitar um episódio depressivo, a depressão é seu próprio inferno – com sintomas específicos como letargia, incapacidade de comer, falta de concentração, insônia, ideias suicidas e devem ser tratados como tal.

 

Mito 3. A depressão não é uma doença real

A depressão é diferente de doenças como a diabetes, na medida em que não podemos determinar resultados por meio de um exame de sangue simples e seu tratamento não é tão direto quanto tomar insulina. No entanto, é uma doença legítima que não deve ser confundida com mera tristeza ou angústia situacional. A depressão não é uma condição da qual uma pessoa pode facilmente sair, ou um estado de espírito provocado pela auto absorção. É extremamente complexo, combinando componentes fisiológicos, psicológicos e sociais e envolvendo uma intrincada rede de sistemas biológicos – nervoso, digestivo, endócrino, respiratório. Sua causa não é tão simples quanto os desequilíbrios dos neurotransmissores, os mensageiros químicos no cérebro que superam as fissuras sinápticas, como os especialistas já acreditavam. Uma onda de novas pesquisas aponta para outras considerações, tais como: ligações do cérebro com defeito nos lobos frontais, encolhimento celular na região do hipocampo do cérebro, desequilíbrios hormonais e variações genéticas.

 

Mito 4. Somente mulheres ficam deprimidas

Estudos mostram que as mulheres experimentam depressão em aproximadamente o dobro da taxa de homens. Muitos fatores contribuem para a depressão das mulheres, como as flutuações hormonais, especialmente nas idades de gravidez e os estresses sociais, incluindo as responsabilidades familiares. No entanto, aproximadamente 6 milhões de homens na América experimentam depressão a cada ano. Embora os sintomas utilizados para diagnosticar a depressão em homens são os mesmos que em mulheres, homens lidam com a depressão de forma diferente do das mulheres, tornando a depressão masculina mais difícil de diagnosticar. Por exemplo, os homens tendem a ser mais irritados, em vez de tristes e cansados. Eles são mais propensos a ter um comportamento imprudente e fazem uso de drogas e álcool. Os homens geralmente relatam mais sintomas físicos que as mulheres, como dor nas costas, dor no tórax, dores de cabeça e problemas digestivos.

 

Mito 5. Depressão é um pecado

Nos círculos da igreja você ouvirá frequentemente que a depressão é um pecado e que o lugar para o tratar é confessando para o pastor ou o padre, e não no consultório de um psicólogo. Tive pessoas me disseram que meus pensamentos suicidas são ataques de Satanás. Existe definitivamente um componente espiritual para a depressão – a fé, que pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar uma pessoa a lidar com sentimentos de desespero – mas a depressão clínica é distinta de uma noite escura da alma ou de uma luta espiritual. Pensamentos suicidas são sintomas de uma doença, não falta de fé. A diferença entre uma noite escura e depressão diz:

Os pensamentos de morte ocorrem na noite escura do espírito, como “a morte sozinha me libertará da dor do que eu vejo agora em mim” ou “Anseio morrer e acabar com a vida neste mundo para que Eu posso estar com Deus “, mas não há a obsessão com o suicídio ou a intenção de se destruir que é típico da depressão. Por regra, as noites escuras do sentido e do espírito não envolvem, em si mesmas, distúrbios de sono, aumento ou perda de peso e outros sintomas físicos (como dores de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica).

 

Mito 6. Se você faz uma boa dieta, você não terá Depressão

Há muito benefício em fazer uma boa dieta. No entanto, ela não é suficiente para proteger completamente da depressão.  Uma revisão de 2014 publicada em revista especializada examinou a relação entre dieta e risco de depressão e descobriu que uma dieta consistindo principalmente em frutas, vegetais, peixes e grãos integrais foi significativamente associada a um risco reduzido de depressão. No entanto, dizer que uma boa nutrição é tudo o que você precisa para evitar a depressão é um mito perigoso.

 

Mito 7. Antidepressivos alteram sua personalidade

Um médico especialista relatou sua experiência onde ele vê uma “diminuição” emocional em talvez 10 a 20 por cento dos pacientes que tomam medicamentos. Quando isso acontecia, ele reduzia a dose de antidepressivo ou mudava para um tipo diferente de medicação. “A maioria dos pacientes que tomam medicação antidepressiva sob supervisão médica cuidadosa não se sente “aliviada” ou incapaz de experimentar os altos e baixos normais da vida”, explicou. “Em vez disso, eles sentem isso – em contraste com seus períodos de depressão severa – eles podem aproveitar a vida novamente, com todas as suas alegrias e tristezas”.

Leia este artigo sobre suplementos naturais com serotonina, que vale a pena ser considerado.

Inscreva-se Para Receber Um dos Mais Completos Guias de Saúde Natural do Mundo

José Vidal

Webmaster - Professor

Website: http://maisvidacomsaude.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *