Os 25 Melhores Métodos para Atrair mais Pacientes para a sua Clínica ou Consultório

O marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e as clínicas médicas não são uma exceção. Para uma clínica médica crescer, um médico deve atender de 30 a 50 novos pacientes todos os meses. Além disso, para atrair novos pacientes, uma clínica deve oferecer serviços competitivos a preços razoáveis. A manutenção dos pacientes também exige trabalho e dedicação.

Embora seja importante manter o bom relacionamento com seus pacientes, isso é essencial para melhorar sua clínica e para conquistar novos pacientes. Claro, existem as formas habituais para alcançar esse objetivo, além de técnicas de marketing e programas de referência, mas há muito que mais você pode fazer. Aqui estão algumas maneiras comprovadas para ajudar a criar uma clínica e adicionar novos pacientes:

1. Conheça o seu público-alvo: Antes de abordar os potenciais pacientes, você precisa conhecer bem seus pacientes atuais. Dê uma olhada em seus registros de cadastros e observe a média de idade, sexo, profissão e localização de seus pacientes atuais. Estes dados irão ajudar a encontrar as melhores técnicas de marketing para promover a sua clínica e atrair novos pacientes.

2. Treine sua equipe: Sua equipe vai começar a interagir com seus pacientes antes de conhecê-lo. Treine sua equipe para que deem uma ótima impressão a um paciente com um assunto de sua clínica. Sua equipe não só deve saber sobre os serviços que prestam, mas também oferecer detalhes específicos, tais como preços, os equipamentos utilizados durante o procedimento, o que esperar durante uma
consulta, etc.

3. Acompanhe seus pacientes: A maioria das clínicas gastam bastante dos seus recursos para atrair novos pacientes. No entanto, manter seus pacientes requer métodos fáceis e de baixo custo para a sua clínica. Além disso, fortalecem os relacionamentos com os consumidores existentes o que aumentará suas referências.

4. Construa um site que abra em PC e celulares: Ter um site moderno e fácil de usar é fundamental para o crescimento de sua clínica e para atrair novos pacientes. Verifique se seu site é responsivo e funciona igualmente em dispositivos móveis. O objetivo do seu site clínica e educar seus pacientes em potencial para que eles possam tomar uma decisão baseada na boa informação e iniciar um compromisso com sua clínica. Criar um site relevante e informativo é comprovado ser a ferramenta de marketing mais importante que está ao seu alcance.

5. Tenha um blog: O Blog está sempre acrescentando novos conteúdos no seu site e também ajuda para ser localizado. Postar conteúdo relevante frequentemente e original em seu blog mostra que você controla bem a sua clínica e mantém seus pacientes bem informados e satisfeitos. Você pode fornecer dicas de bem-estar, anunciar eventos locais e compartilhar atualizações sobre uma clínica. Você pode promover o blog usando o Twitter e usá-lo para se envolver com toda a forma de público seja onde ele estiver.

6. Concursos de brindes: Os conteúdos podem ser uma excelente maneira de obter o seu público-alvo para que tomem conheçam sua clínica. Oferecendo prêmios e brindes como troca para que compartilhem as informações da sua clínica pode lhe trazer uma abundância de potenciais clientes.

7. Usar Questionários on-line (Quiz): Os questionários são uma das formas mais eficientes de atrair novos pacientes e engrandecer a sua clínica. Incentive seus pacientes a compartilhar seus comentários em uma revisão on-line. Você pode fazer isso enviando um e-mail de acompanhamento agradecendo aos seus pacientes por sua visita e encorajando-os a analisar seus serviços online. Você pode oferecer descontos ou serviços gratuitos para motivar os pacientes para publicar opiniões on-line sobre sua clínica. Com a permissão do paciente, você também pode divulgar seus comentários compartilhando-os no site da clínica. Isso não só ajudará na manutenção dos relacionamentos com os pacientes, mas também terá seu nome divulgado boca-a-boca lá fora.

8. Conecte-se com a comunidade: conectar-se com sua comunidade lhe dará a oportunidade de educar as pessoas e expandir a lista de potenciais pacientes. Você pode hospedar um webinar (seminário online) para crianças sobre como cuidar de sua saúde e garantir a higiene. Os pais não só apreciarão isso, mas também o consultarão quando precisarem de um médico.

9. Mantenha-se ativo nas mídias sociais: quando seus pacientes atuais “curtem” ou “compartilham” seu conteúdo nas mídias sociais, todo o seu círculo social vê. Isso pode direcionar o tráfego do usuário para sua página e pode ajudar a gerar leads (potenciais clientes). O truque é compartilhar conteúdo informativo relevante para seus usuários-alvo, para que mais e mais pessoas se sintam motivadas para compartilhar seu conteúdo.

10. Monitore sua presença on-line: se a sua clínica tiver algumas críticas negativas, procure os motivos mais comuns para as queixas. Se os sites de revisão permitirem, certifique-se de responder a feedback positivo e negativo para mostrar que você se importa com eles. O feedback mais positivo que você pode coletar são mais chamadas você receberá de potenciais pacientes.

11. Abrace os avanços tecnológicos: os jovens pacientes estão interessados em ter uma experiência de saúde tecnologicamente conectada, e você pode facilmente obtê-lo através de aplicativos técnicos mais baratos. Por exemplo, em vez de solicitar para a sua clínica, os pacientes devem ser capazes de baixar seus resultados de laboratório em seu portal. Se os pacientes estiverem satisfeitos com a conveniência oferecida pela sua clínica, eles serão mais propensos a lhe indicar para outras pessoas (gatilho mental).

12. Seja responsivo: sempre se equipe adequadamente se você notar um aumento no número de pacientes. Recrute pessoal extra para expandir seus serviços existentes e, se possível, adicione novos serviços para atender às necessidades dos novos pacientes. Você pode promover os novos serviços estrategicamente para o público-alvo. Ao atender as demandas locais de forma estratégica e pontual, você aumenta o número de pacientes e melhora a resposta da sua clínica.

13. Entregue um serviço de qualidade: não há como os seus pacientes apontarem e sua clínica e encaminharem para outros se eles não estiverem satisfeitos com sua atitude e serviços. Você deve mostrar um interesse real em seus pacientes. Seu comportamento e a aparência de sua clínica são extremamente importantes. Você deve poder se comunicar bem com seus pacientes e tornar sua presença positiva e edificante.

14. Seja flexível: o horário do seu escritório e horário de consultas devem se adequar aos dos seus pacientes. Se seus pacientes precisam de compromissos no início da manhã, as horas do almoço ou da noite não servirão para eles. Você precisa estar disponível à sua audiência.

15. Peça referências: os pacientes: Geralmente eles não falam e nem se referem a menos que você pergunte. A maneira mais simples de pedir referências é informar seus pacientes existentes que você tem espaço para novos pacientes ou que você está adicionando novos serviços. Não hesite em pedir recomendações e não se esqueça de agradecê-las pelas referências.

16. Seja uma Referência de Reciprocidade: promover relacionamentos com outros médicos é uma rua de dois sentidos. Outros médicos estarão interessados em encaminhar os pacientes se você estiver também encaminhando os pacientes para eles. É sempre melhor para o paciente serem encaminhados para os melhores médicos.

17. Enviar lembretes de e-mail: os e-mails são uma das melhores maneiras de lembrar os pacientes a dos exames agendados. Você pode agendar e-mails de acompanhamento após cada compromisso para garantir que seus pacientes nunca percam seus exames. Você também pode manter contato com seus pacientes regulares ao longo do ano com dicas de higiene, notícias sobre saúde e atualizações sobre sua clínica.

18. Use o E-mail Marketing: o marketing por e- mail não é um método eficiente para manter contato com seus pacientes existentes. Mas você pode usar e-mails para enviar lembretes, ofertas promocionais e atualizações gerais sobre sua clínica para seus atuais pacientes.

19. Seja sempre bem posicionado na Rede: Certifique-se de incluir estratégias seu mix de marketing para que sua clínica apareça em resultados de pesquisa locais. Isso ocorre porque, quando os pacientes em potencial estão à procura de médicos e serviços médicos on-line, você vai querer que sua clínica apareça nos primeiros lugares nos resultados da busca. Ter seu site da clínica aparecendo nos cinco melhores lugares do Google é essencial para atrair novos pacientes.

20. Inscreva-se nas listas locais: mais de 70% das pessoas que procuram profissionais médicos fazem sua seleção com base em listas locais online, como Google+, Bing, páginas amarelas, etc. É uma ótima maneira de orientar o tráfego segmentado para o seu site.

21. Gere exposição na mídia: a quantidade certa de exposição da mídia pode atrair um grande volume de novos pacientes e aumentar a marca da sua clínica. Gerar a exposição na mídia requer tempo, esforço e uma boa compreensão de como cada mídia funciona. Quando feito corretamente, a exposição na mídia pode trazer enormes resultados para sua clínica.

22. Publique fotos reais de sua equipe: personalize o site da clínica e torne-se uma extensão dela. Em vez de usar fotos baixadas e genéricas no website da clínica e perfis de redes sociais, publique imagens reais de sua equipe e escritório. As imagens da vida real exibirão o conforto de sua clínica e darão
personalidade ao site.

23. Reconquiste os pacientes: configure um sistema para monitorar compromissos de pacientes e enviar lembretes para aqueles que perderam seus compromissos por um determinado período. Mesmo que um paciente parece relutante em retornar à sua clínica, você pode convencê-los a voltar com alguns pequenos gestos.

24. Leve tudo em consideração: sempre responda as chamadas dos pacientes, especialmente as chamadas de emergência, prontamente. Se os pacientes estão sofrendo e você não está disponível para eles, eles nunca mais irão te procurar novamente. Se você estiver disponível para os pacientes nas emergências e fizer o melhor para eles, eles não vão titubear em divulgar um bom testemunho sobre sua clínica.

25. Folhetos e cartões de visita: os folhetos mantidos em seu escritório ou enviados para pacientes potenciais e existentes são uma ferramenta de marketing efetiva. As informações disponíveis nos catálogos podem ser uma ferramenta educacional que crie consciência sobre sua clínica. Além disso, distribuir cartões de visita em sua área de recepção manterá seu nome bem posicionado. Os pacientes terão acesso às suas informações de contato para referência futura. Sempre divulgando neles seu site e Redes Sociais.

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José Vidal

Webmaster - Professor

Website: http://maisvidacomsaude.com.br

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